Publicações

Nesta parte se disponibilizam materiais resultantes das pesquisas desenvolvidas por membros da equipe desde a sua criação em 2015. Estão divididos em: 
* infográfico;
* e-books e capítulos de livros;
* artigos em revistas científicas;
* resumos e trabalhos em eventos e;
* trabalhos acadêmicos (monografia de graduação e dissertação de mestrado).

INFOGRÁFICO

 

O que fazer? Como se locomover para e no destino turístico Niterói? Essas perguntas nortearam a pesquisa em blogs (inter)nacionais. Veja um resumo dos dados no infográfico.


PDF português       PDF francês     




 





E-BOOKS E CAPÍTULOS DE LIVROS




A primeira parte dos Anuários Escola Bike Anjo tem como objetivo mostrar, em forma de gráficos, os dados coletados pelos anjos sobre os participantes das oficinas durante a realização das mesmas.


Pedalar não se restringe ao deslocamento ou lazer, o hábito de pedalar se traduz como uma experiência de controle de estresse, prevenção de doenças, reabilitação da saúde... condições que levam o ser humano ao bem-estar e que podem contribuir, efetivamente, para menos gastos com saúde, tanto do indivíduo como dos poderes públicos e privados. Pedalar pelo AnEBA-Nit nos possibilita responder a uma simples pergunta: Como ter mais vida? Com mais bicicleta em nossa vida!




A bicicleta se tornou uma imagem cada vez mais frequente no cotidiano das pessoas. Pelas ruas da cidade de Niterói, cores, tamanhos e modelos das bicicletas são dos mais variados, assim como sua utilidade... E
spera-se que essa publicação possa contribuir para o conhecimento do cenário da bicicleta em Niterói e auxiliar na tomada de decisão dos poderes públicos e privados, assim como na inserção da sociedade como um todo em ações que vislumbrem a construção de uma cidade mais feliz e ciclável.


O AnEBA-Nit, 2017 chega com novidades! Além dos dados referentes às oficinas
 da Escola Bike Anjo de Niterói e efeitos multiplicadores para ciclismo urbano e turismo de bicicleta, assim como o ambiente de bairro que contribui ou não para esse cenário, este documento traz duas outras seções: apoio social e pedalar é...



"Este material, cuidadosamente produzido pelo projeto PedalUFF-Tur da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, é um excelente e importante retrato do alcance e da relevância da EBA-Nit e também, em uma escala mais ampla, da mobilidade por bicicleta em Niterói" (Filipe Simões, Arquiteto e Urbanista e Coordenador do Programa Niterói de Bicicleta).

Nesta publicação são apresentados, além do perfil  das pessoas que frequentaram a Escola Bike Anjo  em Niterói ao longo do ano de 2015, o impacto      desse trabalho para o ciclismo urbano e o turismo  de bicicleta. Em três idiomas (português, inglês e    espanhol), espera-se que a leitura e os dados possam ser do interesse de pesquisadores, simpatizantes do movimento e de gestores públicos e privados para auxílio na tomada de decisões.









"Dividido em três partes, em cada uma delas poderás  pedalar em diferentes roteiros. Na primeira parte, podem-se visualizar os principais temas debatidos no evento, ações e dados efetivos que contribuem para o desenvolvimento do setor. Na segunda parte, se encontram os trabalhos apresentados que nos possibilitam perceber não somente as diferentes vertentes de pesquisa, mas também ações que vem sendo realizadas com respectivos resultados. Por fim, a terceira e última parte, se apresentam as conclusões do II Encontro Neste e-book" (p. 4 por Fátima Edra, PPGTUR/FTH/UFF). 

 



  




Esta publicação apresenta dados de pesquisa realizada com ciclistas e motoristas de veículos automotores sobre o comportamento do outro. O que um pensa sobre o outro? 

Espera-se que os dados possam trazer novos pensamentos sobre uma relação complexa em um sistema ainda mais complexo: o relacionamento entre ciclistas e motoristas de veículos automotores no sistema de trânsito. 










Esta obra é resultado da transcrição do Ciclo de Palestras realizado no I Encontro para Desenvolvimento do Cicloturismo  e que contou com apoio financeiro do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e as parcerias da Prefeitura de Niterói por meio do Programa Niterói de Bicicleta (PNB), do Coletivo Mobilidade Niterói e Núcleo de Planejamento Estratégico de Transporte e Turismo (PLANETT).

      










O conteúdo é resultado do I Encontro para Desenvolvimento do Cicloturismo. Evento que teve apoio do CNPq e que ocorreu por meio do trabalho em conjunto da FTH/UFF,  Planett/PET/COPPE/UFRJ, PNB e Coletivo Mobilidade Niterói. O que encontrarás? Na primeira parte, principais dados expostos por cada um dos palestrantes com respectiva análise. A segunda parte é composta pelos textos completos dos artigos apresentados na Mostra Acadêmica. E, por fim, a análise do evento realizada a partir dos formulários de inscrição e avaliação preenchidos pelos participantes.       PDF








     
                     

Essa produção "... é resultado da energia de centenas de ciclistas que estão todos os dias nas ruas para irem trabalhar, estudar, encontrar os amigos ou fazer compras, mas que agora se reuniram de forma sistemática para saber quem são e o que pensam." (Andrade, Rodrigues, Mariano e Lobo, p. 14).











ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS 




Bicicleta no planejamento e urbano e nas estratégias: um aproveitamento para o turismo

Cicloturismo em Niterói: potencialidade a partir do Rio de Janeiro



RESUMOS E TRABALHOS EM EVENTOS

Segurança no trânsito, percepção dos ciclistas e motoristas na região central de Niterói.


TRABALHOS ACADÊMICOS 
(monografia de graduação e dissertação de mestrado)